Outros artigos

Objetivos do ciclo de trabalho Montessori em três anos – etapa dos 3-6 anos

Durante o primeiro ano desta etapa, o foco está em ajudar a criança a construir hábitos de trabalho e competências sociais. A criança é orientada para desenvolver um interesse e respeito pelos materiais Montessori à medida que aprende a trabalhar e a começar a cooperar com outros.

Neste primeiro ano a atenção é colocada na independência, auto-confiança, auto-motivação, auto-disciplina e, claro, na alegria de aprender através do seu próprio esforço, bem como no trabalho com os outros.

Estes objetivos são alcançados pela criança ao ser introduzida aos exercícios de vida prática, aos materiais sensoriais básicos e aos materiais da linguagem falada, que incluem as lições iniciais de zoologia, botânica e geografia.

Estes exercícios proporcionam o desenvolvimento primordial da concentração da criança, a formação de capacidades motoras finas da mente matemática e fundamentos para a leitura, escrita e matemática formal.


Durante o segundo ano, as crianças continuam a desenvolver os seus hábitos de trabalho, consciência social e estabilidade emocional. Exploram os materiais sensoriais avançados e aprendem a fazer ligações entre as descobertas e o trabalho para além da sala de aula.

As crianças começam a aprender a fonética e podem compor palavras usando o alfabeto móvel.
Algumas crianças podem ler, embora isto ocorra normalmente mais tarde durante o terceiro ano.

Em Matemática, progridem através dos conceitos de números de 1-10 até ao sistema decimal, incluindo adição e subtração. Recebem mais aulas de geografia, biologia, zoologia,
música e arte.


O terceiro ano, ou sexto ano de vida, é marcado por um interesse intenso pelas artes, áreas culturais, matemática e
trabalho linguístico.

As crianças gostam de fazer adição, subtração, multiplicação e problemas de divisão e explodem na leitura, fazendo a rápida passagem da leitura de rótulos de uma palavra a livros. Mostram capacidade de aceitar a responsabilidade, cooperar com os colegas, ser independentes do adulto e desenvolver ainda mais as qualidades de liderança.

As crianças com cinco anos de idade cuidam espontaneamente do ambiente da sala de aula e demonstram
preocupação e compaixão pelos outros.

As crianças amadurecem social e emocionalmente e adquirem as aptidões básicas para iniciarem a tranquilidade elementar da segunda etapa de desenvolvimento (6-12 anos) na ciência, zoologia, biologia e geografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *