Outros artigos

Transformação Interior

Maria Montessori falava-nos de três áreas de preparação do adulto: a física, a intelectual e a espiritual, mas foi nesta última que ela se focou mais durante toda a sua vida, na transformação interior do adulto. 

Todos nós temos um passado e vivências que fazem parte de nós enquanto pessoas, por isso mesmo, o percurso de transformação interior começa pela autorreflexão e pelo autoconhecimento. É importante observarmo-nos a nós mesmos e perceber quem somos enquanto pessoas e como nos relacionamos com os outros, encarando este processo com compaixão por nós mesmos, livrando-nos de culpas ou julgamentos, pois só assim iremos conseguir avançar. 

Para Maria Montessori, neste processo de transformação, devemos aprender a ser humildes e a olhar para a criança como alguém com quem tínhamos muita coisa que aprender, só assim teremos a capacidade de a ver verdadeiramente. Pedia-nos também para nunca perdermos a fé, que se a criança tivesse um ambiente preparado e um adulto preparado, iria revelar-se no seu processo de autoconstrução. E falava-nos também de algo tão importante e imprescindível, que é o amor, um amor inteligente, de quem age no melhor interesse da criança, com conhecimento e compreensão.

O caminho de transformação do adulto é algo contínuo, é algo que tem que ser feito diariamente enquanto estivermos dispostos a isso, e que se vai aprofundando com a prática. Não podemos esperar que todas as nossas vivências e aprendizagens desapareçam de forma espontânea. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *