Outros artigos

A observação

A observação é a base de todo o método Montessori e é uma das ferramentas mais importantes que podemos utilizar para responder às necessidades das crianças.

É um trabalho que tem que ser feito continuamente estejamos em contexto escolar ou doméstico. Devemos considerar a observação como algo sobre a qual devemos refletir e que é fundamental para nos ajudar a delinear os próximos passos, sejam eles na escolha de materiais ou a redirecionar comportamentos. 

É importante referir que Maria Montessori era médica, sendo a sua abordagem à observação muito científica.

Ela observava, formulava hipóteses, testava-as e observava novamente e foi através da observação que ela conseguiu identificar os planos de desenvolvimento, foi capaz de entender as necessidades das crianças e desenvolveu os seus materiais.

Como cientista, as observações que ela registava eram muito exatas, o que torna o processo mais complexo.

Quando observamos, por mais que nos tentemos focar que temos que ser objetivos, as nossas experiências passadas e os sentimentos em relação ao que estamos a ver vão influenciar aquilo que nós vemos e a forma como vemos.

A melhor forma de começarmos a praticar a observação é começarmos por um exercício de autoconhecimento, tornarmo-nos mais despertos e conscientes para quem nós somos e para aquilo que as nossas atitudes e julgamentos podem ser, saber que comportamentos nos podem influenciar seja de forma positiva ou negativa.

Isto permite-nos ser mais objetivos e não tecer julgamentos sobre o que estamos realmente a ver.

Para entendermos e sabermos mais sobre o comportamento e os interesses das crianças devem ser feitos muitos registos de observação, em diferentes momentos do dia. Devemos considerar que a observação se divide em três fases: registar o que observamos, questionar o que observámos e formular hipóteses e, por último, implementar as decisões.

Após a implementação das decisões devemos continuar a fazer registos de observação, pois será a única forma de conseguirmos entender se as decisões que tomamos foram as mais acertadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *